Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Doryopteris subsimplex (Fée) Diels EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 27-06-2012

Criterio: B2ab(iii)

Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Doryopteris subsimplex está sujeita a uma única situação de ameaça. Tem uma AOO de 12 km² em ambiente montanhoso, que sofre perda de hábitat em função de impactos antrópicos como os incêndios e a expansão urbana.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lytoneuron subsimplex (Fée) Yesilyurt;

Família: Pteridaceae

Sinônimos:

  • > Doryopteris subsimplex ;
  • > Pellaea subsimplex ;
  • > Doryopteris magdalenensis ;
  • > Pteris longula ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

A espécie ocorre no Estado Rio de Janeiro (Prado, 2012)

Ecologia

A espécie é uma erva terrícola, que ocorre em floresta úmida da Mata Atlântica (Prado, 2012)

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade high
Detalhes Os remanescente de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, correspondem a 18,38% da área original do bioma no Estado (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

10.5 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes Na regiãoserrana do Rio de Janeiro, as atividades humanas são as que mais ameaçam aconservação da biodiversidade. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, porexemplo, local próximo da área de ocorrência da espécie, nos meses entre junho e setembro é comum a origem de focos de incêndiopromovidos pelos moradores para eliminar ervas daninha ou mesmo por vândalos ebaloeiros (Milleret al. 2006).

1.4.2 Human settlement
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O crescimento urbano e a construção de condomínios sobre a floresta nativa e escarpas de montanhas é uma forte ameaça à vegetação (Miller et al. 2006).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista vermelha da flora do Brasil, anexo 2 (MMA, 2008)

Referências

- MILLER, D.; WARREN, R.; MILLER, I. M.; SEEHAWER, H. Serra dos Órgãos - sua história e suas orquídeas. Nova Friburgo, RJ: Scart, 2006. 567 p.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA; INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica: Período 2008-2010. 2011. 122 p.

- PRADO, J. Pteridaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB092020>.

- SALINO, A.; ALMEIDA, T. E.; HERINGER, G. Pteridaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A.; SOBRAL, M. COSTA, D. P. KAMINO, L. H. Y. Plantas da floresta atlântica. Rio de Janeiro, RJ: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, p.516, 2009.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Doryopteris subsimplex in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Doryopteris subsimplex>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 27/06/2012 - 12:28:19